Dr. Marcio Magalhaes Pinto/ Medico-Veterinário 
Criar um Site Grátis Fantástico
SOBRE AS LEISHIMANIOSES
SOBRE AS LEISHIMANIOSES

As leishimanioses são enfermidades ocasionadas por diferentes espécies do gênero Leishmania. ( L. dodovani, L. trópica, L. brasilienses, L. chagasi etc). É uma zoonose transmitida pela picada de mosquito ( Phlebótomus e Lutzomyia) a partir de animais domésticos (reservatórios),selvagens e humanos. ( Exceto o Kalazar indiano que é transmitido de homem a homem).

As leishmanias possuem duas formas distintas em seu ciclo vital: No no hospedeiro mamífero é encontrada na forma AMASTIGOTA, dentro de fagócitos mononucleares. (Quando o mosquito se alimenta em um hospedeiro infectado ( homem ou animal), estas células são ingeridas ( com o sangue). No mosquito vetor, o parasito se converte em PROMASTIGOTA extracelular flagelado. (desta forma é transmitido)

Os métodosde laboratório utilizados com fins de diagnóstico variam com a espécie de parasita infectante.  O diagnóstico definitivo é obtido pelo encontro do parasita, tanto na forma AMASTIGOTA nos maateriais de biópsia de esfregaços corados, quanto a forma de PROMASTIGOTA, móvel, em meios de cultura.

Testes cutâneos e sorológicos dão apenas EVIDÊNCIAS INDIRETAS de infecção.

Quanto ao tratamento, permanece inadequado devido aos efeitos colaterais das drogas utilizadas, ao longo tempo de tratamento e às frequentes hospitalizações necessárias.

A LEISHMANIOSE VISCERAL ( Calazar): É causada principalmente pelo complexo Leishmania donovani. Embora o homem seja o maior reservatório, também são importantes outros animais como os cães e roedores. O período de incubação é geralmente de 4-6 meses (Podendo ir até 24 meses). São vistos como sintomas: Início agudo ou insidioso com febre ( geralmente 2 picos febris diários), calafrios, sudorese,fraqueza,perda de peso,tosse e diarreia. Posteriormente, aumento do fígado (hepatomegalia), linfadenopatia (manifestação comum).Hiperpigmentação da pele (mãos, pés, abdome e região frontal. Enfraquecimento progressivo. Óbito porinfecções intercorrentes ( em meses a 1-2 anos).

LEISHMANIOSE CUTÂNEA: As lesões podem ser únicas ou múltiplas. Edema cutâneo aparece de 2 a varios meses após a picada do mosquito. Dependendo da leishmania (tipo) e da resposta imune do hospedeiro, as lesões variam de pequenas pápulas, placas não ulceradas e secas, até grandes úlceras com bordos endurecidos e bem delimitados. As lesões são indolores, a menos que ocorra infecção secundária. Sintomatologia sistêmica é rara, mas febre baixa e de curta duração pode estar presente no início.. Pode ocorrer cura espontânea em meses a 3 anos. A cicatrização pode causar deformidades e problemas estéticos (especialmente se na face).

LEISHMANIOSE MUCO CUTÂNAEA (espúndia): Leishmania b.brasiliensis causa lesões graves naso-orais em áreas de florestas da América do Sul, e América Central. A lesão inicial, única ou múltipla, é sobre a pele exposta. É inicialmente papular (pode ser pruriginosa ou dolorosa), passando a nodular e, mais tarde, pode ulcerar ou tornar-se verrucosa e papilomatosa.

 

 

ATENÇÃO: Não leve seu animal para \"consulta\" com \"práticos\": Soménte um profissional habilitado está apto a diagnosticar, receitar e emitir prognóstico. A VIDA DE SEU ANIMAL MEREÇE TODA A ATENÇÃO.....